24 horas de Le Mans de Kart

24h de Le Mans de Kart

No último final de semana foi disputado a 24 horas de Le Mans, a mais tradicional prova de Endurance do automobilismo mundial.

Vencido pela Porsche, o evento tem uma grande repercussão global, sendo um evento vitrine para as maiores marcas de automóveis do mundo.

Esse evento é organizado pelo ACO – Automobile Club de l’Ouest (ou Automóvel Clube do Oeste), lendária instituição francesa responsável pela prova.

O que poucas pessoas conhecem é que existe também uma tradicional prova de kart disputada no local e organizado pela mesma instituição, as 24 Horas de Le Mans de Kart.

Veja no vídeo abaixo como é o dia de uma equipe participando da competição:

Essa corrida é reconhecida pela CIK-FIA, fazendo parte do calendário mundial de competições de endurance.

São divididos 4 grupos, sendo o grupo 1 de acordo com o regulamento mundial de kart da FIA, com karts 2 tempos com motores dentro do regulamento OK.

As outras 3 categorias seguem o regulamento francês de kart, sendo o grupo 2 para kart com motores Rotax Max e IAME X30 e a categoria 3 para juniores, com motores OKJ, KFS 100cc ou X30 Junior.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a categoria 4 destinada aos kart com inovações, com motores 4 tempos, por exemplo, ou outras tecnologias que serão avaliadas pela organização.

É de iniciativas como essas que surgem as melhorias e inovações para o esporte!

Devido à grande potência gerada pelos motores 2 tempos, sua durabilidade não é tão grande quanto motores de 4 tempos, por exemplo. Por esse motivo, é comum durante a corrida ocorrer a troca de motor, feita de maneira muito rápida e eficiente pelos mecânicos.

Outra característica interessante nas parades de box é que não se realiza reabastecimento, mas substituem o tanque vazio por um cheio, reduzindo a possibilidade de acidentes e incêncio no abastecimento.

A PISTA

Le Mans

Circuito Internacional de Karting em Le Mans, pista modelo da CIK-FIA na Europa, com estrutura de dar inveja.

A infra-estrutura moderna do kartódromo oferece ainda uma arquibancada para 5 mil pessoas, paddock de 4.800 m² e 40 boxes de 20 m².

O traçado que será utilizado esse ano é o novo kartódromo de Le Mans. Uma pista longa para os padrões de kart, com 1.395 metros de extensão e 8,2 metros de largura, 17 curvas variadas e bem distribuídas em um traçado variado, fluido e com vários pontos de ultrapassagem.

Curiosamente, não há opções de traçados, seguindo um padrão mais clássico de pista, porém em Le Mans há 2 pistas de kart, o Circuito Alain Prost e o Kartódromo Internacional (foto acima), homologado pela CIK-FIA, sendo sede do mundial de kart KZ (shifter) de 2015.

As 24 horas de Le Mans de Kart desse ano será realizada entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro.

OPEN 24 HORAS DE LE MANS

Mas não é só para profissionais que competem em Le Mans.

Também existe as 24 Horas de Le Mans Open, aberta para pilotos amadores e disputadas com karts rental, com motores Honda GX 390 de 13 hp e chassis Sodi Kart.

Esse ano serão dois eventos no tradicional circuito francês, o primeiro realizado entre os dias 23 e 25 de junho no Circuito Alain Prost, e o segundo entre os dias 22 e 24 de setembro, no Kartódromo Internacional.

le mans ap

Circuito Alain Prost, também em Le Mans. Traçado mais antigo, mas que ainda recebe muitas competições de alto nível.

O Open é dividido em duas categorias, escolhidas de acordo com a resistência e habilidade pelos próprios pilotos.

Na categoria Sport, as equipes são formadas de 4 a 6 pilotos, sendo que cada piloto deve pilotar por no mínimo 2h40min no tempo acumulado, e no máximo 6h.

AS CATEGORIAS

A categoria Gentleman é formada por equipes de 6 a 10 pilotos, com o mínimo de 2h de pilotagem acumulada e máximo de 4h30min. Nessa categoria, ainda, são permitidos no máximo 2 pilotos com experiência em competições federadas de kart, nivelando as equipes com pilotos menos experientes.

Não há diferença de peso nas categorias, sendo o peso mínimo de 236 kg na saída dos boxes (piloto, equipamentos, abastecido).

E como não poderia deixar de ser, a largada é feita no estilo Le Mans.

Acompanhe nossa página no Facebook.

Fontes:
www.24h-karting.com/
www.lemans-karting.com/
www.allkart.net
www.lemans-tourisme.com/fr/le-circuit/le-mans-karting-international.html

  • Ricardo Friedrich

    O post está com a categoria errada. Está como podcast

  • Ricardo Friedrich

    Esses pits de kart em Endurance são irados. Em média quantas horas seguidas de prova um motor de kart aguenta? Sabe se as equipes tem limites de motor por prova?