O texto é um pouco curto mas profundamente objetivo. Nos mostra a primeira participação brasileira em um Mundial de Kart.
Queria aqui antes de mais nada, agradecer ao Waltinho Travaglini que contou-me esta história no famoso “Cara a Cara”.
Leitor, se um dia puder, converse com ele, pois o Waltinho é umas das enciclopédias do kart nacional.
E por falar em kart nacional, vamos ver como saíram-se os famosos banheirinhas em terras francesas:
Em 1970, uma delegação brasileira viaja para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Kart, na França, em Thiverval-Grignon.
Ao verem os karts, os europeus “ficaram admirados” com as linhas aerodinâmicas e a beleza dos Karts Mini…e receosos, já que não conheciam seu potencial…
Na vistoria técnica, proibiram a equipe de participar dos treinos iniciais devido a falta de para-choques dianteiros e outros itens que não se enquadravam ao regulamento.
Sem alternativas, a equipe correu atrás de uma oficina para fabricar os para-choques e adequar o kart.
No outro dia, outra proibição. Mais um dia sem treinos, mais um dia de trabalho fora da pista!
Travaglini conta que a aparência e o design dos karts tiveram grande influência na decisão da comissão técnica, já que o Kart Mini deitado de 1968 a 1970 é considerado como um dos karts mais bonitos já fabricados no Brasil, isso até hoje!
Pensaram os europeus: Quão rápidos eram aqueles karts, fabricados na América do Sul, pois sua beleza e design eram magníficos?!
Além disso, as inadequações ao regulamento pesaram na decisão.
Idas e vindas em oficinas, os karts estavam prontos para rodar, com quase todos os itens de segurança que a organização solicitou e o mais próximo possível do regulamento da prova.
O receio dos europeus em “tomar tempo” dos karts brasileiros acabou na primeira volta, pois os karts Mini foram de 2 a 3 segundos mais lentos por volta!
Apesar de não estarem completamente dentro do regulamento do Mundial, a participação da Equipe Brasileira deu-se por um bom gesto dos organizadores que entenderam que o motivo da participação da delegação era adquirir aprendizado e experiência em provas internacionais.
E assim foi a primeira participação de uma equipe brasileira em um Mundial de Kart!!!
Chefe da Delegação Brasileira: Rubens Carpinelli
Chefe de Equipe: Mario de Carvalho – Kart Mini
Pilotos: Walter Travaglini, Maneco Combacau, Rene Lotfi e Carlos Savoia.
Nossos Agradecimentos a Waltinho Travaglini por compartilhar sua história conosco!