Categoria Escola parte 3 – Fórmula Chevrolet

Fórmula Chevrolet

No início dos anos 90 a Chevrolet investiu muito em marketing esportivo no Brasil, principalmente com grandes incentivos para a Stock Car e trazendo para o país a Fórmula Chevrolet.

Baseada no conceito de fórmula de competição já adotado pelo grupo GM na Europa, a categoria era a versão brasileira da Fórmula Opel (Alemanha), ou Fórmula Vauxhall (Inglaterra).

Fórmula VauxhallFórmula Vauxhall – mesmo carro e motor que a Fórmula Chevrolet. Época em que o país seguia o que havia de melhor no automobilismo mundial.

A categoria foi iniciada no Brasil em 1992, como parte do Chevrolet Challenge, evento que envolvia em um mesmo final de semana a Stock Car e a Fórmula Chevrolet. Contou com pilotos de renome no automobilismo e atuantes até hoje. O campeão foi Djalma Fogaça, em um grid que contava com Helio Castroneves, Tarso Marques e Tony Kanaan, pilotos de grande talento e renome que chegaram ao auge do automobilismo mundial.

Fórmula ChevroletPrimeiro ano da Fórmmula Chevrolet, na temporada de 1992. Grandes nomes do automobilismo brigando de perto.

A última temporada foi disputada em 2001, até que a montadora americana retirou seu patrocínio. Ouve uma tentativa de manter a categoria, porém a chegada da fortíssima Fórmula Renault, com apoio da montadora francesa, carros modernos e atualizados com o que havia de melhor na Europa, tornou essa muito mais atrativa aos pilotos que tentavam carreira no exterior.

O CARRO

A categoria foi estruturada para ser monomarca em chassis e motor, utilizando a estrutura fabricada pela Reynard e o motor Chevrolet/Opel modelo C20xe, o famoso 2.0 16V do Opel Calibra. Bem preparado e focado em manter poucas quebras, o carro desenvolvia 190 hp para apenas 450 kg, uma excelente relação de peso e potência.

Fórmula OpelCarro sem a carenagem. Estrutura simples e eficiênte. Baixo peso e boa potêcia para formar os pilotos que acabavam de sair do kart.

A estrutura do carro era em alumínio e tubos de cromo-molibdênio, muito leve, resistente e dentro dos padrões do que havia de melhor no mundo em termos de categorias escola.

Nos últimos anos da categoria, os carros passaram por algumas remodelagens pelo fabricante Techspeed, recebendo nova aerodinâmica e atualizações, porém já eram carros ultrapassados, principalmente frente aos novos Fórmula Renault, que seguiam o mesmo modelo de carros utilizados na Europa, no mesmo conceito introduzido pela Chevrolet em 1992.

PILOTOS REVELADOS

Sendo o primeiro passo após o kart, a categoria revelou vários talentos brasileiros que iriam se consagrar posteriormente na Fórmula 3 Sul-Americana e daí por diante.

Helio Castroneves, Tony Kanaan, Felipe Giaffone, Ricardo Zonta, Cristiano da Matta, Max Wilson, Felipe Massa são alguns dos principais representantes do país nos últimos anos nas principais categorias do automobilismo.

Em comum temos que todos esses passaram pela Fórmula Chevrolet brasileira antes de se destacarem no exterior. A categoria foi um grande produtor de talentos do automobilismo brasileiro.

Confira no vídeo abaixo uma das corridas de 1995, no saudoso autódromo de Jacarépagua, no Rio de Janeiro.

Siga nossa página no Facebook. Conheça nossa loja online.

Fontes:
autoesporte.globo.com/edic/ed415/esp_chev1.htm
racingteamii.blogspot.com.br/2012/01/categorias-de-formula-no-brasil_25.html
racecarsdirect.com
www.driverdb.com