Esse termo, o understeer, ou subesterço, é utilizado para o comportamento do kart ou do carro no qual os pneus dianteiros perdem a aderência antes dos pneus traseiros. Por consequência, ocorre uma dificuldade de manter a trajetória do kart.
Um veículo com comportamento de subesterço tende a sair pela tangente da curva.
Esse comportamento ocorre quando passamos do limite de aderência do kart para o setup utilizado. Assim, os principais meios para evitar o understeer é mudando o setup ou a pilotagem.
MUDANÇAS DE SETUP
O principal raciocínio que precisamos ter na mudança de setup para corrigir o subesterço é tirando aderência do eixo traseiro, ou aumentando a aderência do eixo dianteiro. Em geral, tirar a aderência do eixo traseiro é a opção que vai gerar maior ganho de tempo.
MUDANÇA DE PILOTAGEM
Ao volante de um kart com comportamento de understeer o piloto percebe que precisa virar o volante excessivamente para conseguir mudar a direção do kart, além dos pneus cantando de maneira excessiva.
Quanto mais virar o volante do kart, maior a resistência ao deslocamento, ou seja, o kart estará freando.
Veja no vídeo abaixo o comportamento observado no volante de um kart com understeer:
Para reduzir o understeer você deverá frear um pouco mais cedo.
Tenha em mente que deverá forçar menos os pneus dianteiros, fazendo a curva com menor giro do volante. Também gera resultados se você for mais sutil com o volante, principalmente na entrada de curvas.
Mudando de direção mais rápido, você poderá acelerar mais cedo, reduzindo o tempo de volta.
Fonte: www.tkart.it