Dicas para reduzir o “understeer”

Esse termo, o understeer, ou subesterço, é utilizado para o comportamento do kart ou do carro no qual os pneus dianteiros perdem a aderência antes dos pneus traseiros. Por consequência, ocorre uma dificuldade de manter a trajetória do kart.

Understeer

Um veículo com comportamento de subesterço tende a sair pela tangente da curva.

Esse comportamento ocorre quando passamos do limite de aderência do kart para o setup utilizado. Assim, os principais meios para evitar o understeer é mudando o setup ou a pilotagem.

MUDANÇAS DE SETUP

O principal raciocínio que precisamos ter na mudança de setup para corrigir o subesterço é tirando aderência do eixo traseiro, ou aumentando a aderência do eixo dianteiro. Em geral, tirar a aderência do eixo traseiro é a opção que vai gerar maior ganho de tempo.

MUDANÇA DE PILOTAGEM

Ao volante de um kart com comportamento de understeer o piloto percebe que precisa virar o volante excessivamente para conseguir mudar a direção do kart, além dos pneus cantando de maneira excessiva.

Quanto mais virar o volante do kart, maior a resistência ao deslocamento, ou seja, o kart estará freando.

Veja no vídeo abaixo o comportamento observado no volante de um kart com understeer:

Para reduzir o understeer você deverá frear um pouco mais cedo.

Tenha em mente que deverá forçar menos os pneus dianteiros, fazendo a curva com menor giro do volante. Também gera resultados se você for mais sutil com o volante, principalmente na entrada de curvas.

Mudando de direção mais rápido, você poderá acelerar mais cedo, reduzindo o tempo de volta.

Fonte: www.tkart.it