Dicas Pré-Corrida (de rental kart)

Dicas pré corrida

Todo piloto de kart está sujeito a ter seu desempenho prejudicado pelas condições do equipamento, especialmente no kart amador, onde a manutenção pode ter variações e, sendo os kart sorteados, nem sempre dá para escolher o melhor equipamento.

Hoje trazemos a você algumas dicas de verificações que são importantes de se realizar no kart antes de entrar na pista e que podem justificar a troca de kart sem sair do box.

Siga a ordem descrita aqui, para não precisar ficar entrando e saindo do kart.

PNEUS

A primeira verificação, que pode ser feita ainda no lado de fora é a calibragem dos pneus. Sem o medidor, não é possível saber corretamente a pressão. Mas verifique se nenhum dos pneus está muito vazio, ou se há diferença de pressão entre os pneus do lado direito e do lado esquerdo.

Diferenças entre os pneus dianteiros e traseiros podem ocorrer, mas entre os pneus do lado direito e esquerdo no mesmo eixo, não.

Sugestão: pise nos pneus para verificar a pressão, pois utilizando a mão podemos não perceber diferenças.

Pise no pneu

FREIO

Assim como acelerar bem, um kart que freia bem é fundamental para um bom desempenho.

Verifique na parte traseira do kart se as pastilhas de freio não estão muito gastas, se não estão muito afastadas do disco. É importante que estejam bem próximas, mas deve haver algum espaço, pois se estiverem encostando no disco, o kart vai andar com maior resistência, prejudicando o desempenho.

Freio

ACELERADOR

A maior preocupação de qualquer piloto é saber se o kart que vai utilizar está acelerando ao máximo. As regulagens possíveis do equipamento podem limitar a aceleração, então é importante realizar o seguinte procedimento:

1) sentado no kart com o motor desligado, pressione o acelerador até o fundo;

2) olhando para o motor, você vai ver a alavanca destacada na foto abaixo se movimentar para a frente. Essa alavanca que aciona a borboleta do carburador;

Acelerador

3) ainda acelerando ao máximo, utilize a mão e tente levar essa alavanca ainda mais para a frente. Se a mesma não se movimentar mais, tudo certo, não se preocupe. Mas se ela ainda se movimentar um pouco, então o kart não está acelerando ao máximo e é melhor trocar.

Observação: alguns kartódromos eliminam essa alavanca e levam o cabo do acelerador direto até o carburador. Dessa forma, fica mais difícil realizar essa verificação, pois precisaria olhar diretamente a abertura da borboleta do carburador.

BANCO

Após posicionar seu banco, verifique se o banco ficou bem preso, fixado na posição desejada. Se não, você terá problemas na pista com um banco que não fica na posição certa quando você freia e acelera o kart.

Lugar de correr é na pista então, seja de kart, moto ou carro, #vemprapista.

Curta a página do Papo de Box no Facebook.

  • Mono

    Ótimas dicas Mr Ray

  • Julio Cunha

    Essas dicas sao otimas, aprendemos muito, o kartbuzz esta cada vez melhor, parabens pelo otimo trabalho 😉

    • Valeu Julio. Muito obrigado. Continue com a gente!

  • Leonardo Szczepaniak

    Uma outra dica e verificar se o kart na está afogado