F1 1991: o ano pouco lembrado

O final dos anos 80 e início dos anos 90 marca uma época de ouro da Formula 1, principalmente aos brasileiros, que tinham nos domingos pela manhã um motivo especial para acordar cedo, as incríveis disputas e vitórias de Ayrton Senna.

A temporada de 1991 é pouco lembrada, mas foi uma das melhores de todos os tempos, marcada por vários momentos importantes e lendários, o que torna esse um dos melhores anos da Fórmula 1.

Confira nesse vídeo sensacional feito pelo EffOne Archives os melhores momentos desta temporada.

SUPERAÇÃO EM INTERLAGOS

O ano começou cheio de emoções com a primeira e lendária vitória de Ayrton Senna em Interlagos. Já em sua 7ª temporada e após 2 títulos mundiais, o grande piloto brasileiro ainda não havia vencido o Grande Prêmio do Brasil.

Durante a corrida em Interlagos, tudo indicava que não seria naquele ano que o “tabu’ seria quebrado. Senna teve graves problemas no cambio, ficando apenas com a 6ª marcha disponível para uso nas voltas finais. O resultado, todos já sabem, mas vale sempre lembrar o final dessa corrida.

ELENCO DE PESO

Um grid com Ayrton Senna, Nigel Mansel, Alain Prost, Nelson Piquet, Roberto Pupo Moreno, Riccardo Patrese, entre outros grandes nomes da história da Fórmula 1, garantem corridas com grandes emoções.

Mas não por isso todos foram perfeitos em suas corridas. Alain Prost rodou sozinho na volta de apresentação do GP de San Marino. Mansell desligou o carro enquanto comemorava precocemente sua vitória no GP do Canadá, cedendo a para a vitória de Nelson Piquet.

EQUIPE EQUILIBRADAS

O equilíbrio e competitividade de diversas equipes neste ano trouxe à F1 uma competitividade pouco observada nos anos anteriores, e que também não iria ocorrer nos anos seguintes.

Nos anos de 1988 e 89, a McLaren foi a equipe dominante, vencendo 25 de 32 corridas destes 2 anos (mais de 78% de aproveitamento). Em 1991 foram 8 vitórias da McLaren, 7 da Willians e 1 da Benetton.

Para os anos seguintes, iriamos observar um domínio da Williams “de outro planeta”, com suspensão ativa, cambio semi-automático, vencendo 20 de 32 corridas (62,5% de aproveitamento).

SEM POLÊMICAS NA DECISÃO

Como todo grande fã de automobilismo no Brasil deve se lembrar, os anos de 1989 e 1990 foram marcados por 2 decisões de campeonato com acidentes polêmicos, avaliações questionáveis de comissários e o campeonato terminando com um acidente entre Ayrton Senna e Alain Prost.

Passado esse momento, o campeonato de 1991 foi decidido na pista, com disputas emocionantes e a conclusão do ano com o tri-campeonato de Senna, após segurar Mansell e mexer com a concentração do inglês, que rodou e abandonou o GP do Japão.

Siga nossa página no Facebook.

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1991

https://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1989

https://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1988

http://www.resultado.gpexpert.com.br/2011/05/1991.html

https://esporte.ig.com.br/automobilismo/f1/em-1991-senna-venceu-na-hungria-e-quebrou-sequencia-sem-vitorias/n1597104972021.html