Indoor x Outdoor – Estilos Diferentes no Rental Kart

O rental kart começou como uma atração para entretenimento em shoppings e eventos, mas a facilidade e baixo custo provido por esses kartódromos atraiu muitos apaixonados pelo automobilismo.

Neste artigo, vamos nos referir ao kart e pistas “indoor” como aquelas pistas fechadas, cobertas, geralmente montadas em estacionamentos de shoppings ou em galpões.

Já o “outdoor” refere-se a kartódromos profissionais, como por exemplo, o Kartódromo da Granja Viana, em São Paulo.

Para esse artigo, enviei algumas perguntas para nosso amigo Alex Madueño Del Campo, piloto com grande experiência na pilotagem indoor e outdoor.

O grande desafio das pistas indoor, segundo Alex, é não bater!

“As pistas Indoor são como Mônaco, se você encostar em algo você vai bater forte e alguém provavelmente não vai conseguir desviar de ti, e ai é o caos. Mas calma nem tudo é ruim. As pistas indoor são desafiadoras sim, ser rápido nestas pistas exige que você conheça o limite do kart e compreenda algumas coisas, como o limite de grid que você possui naquele kart, o quanto você consegue compreender que seu kart não possui velocidade o suficiente para fazer todas tangencias de curva”.

Destes dois tipos de traçado, quais as principais diferenças e semelhanças?

ANDANDO DE BICICLETA NA SALA

Certa vez Nelson Piquet foi questionado sobre como era correr de F1 em Mônaco. Sua resposta foi “Pilotar em
Mônaco é como andar de bicicleta na sala de casa” (ou mais ou menos isso). Sempre tive a mesma impressão sobre os karts indoor, principalmente quando estes têm motor de 13 hp.

Mas essa sensação não é ruim para o piloto.

Para ter um bom desempenho em pistas cobertas, é fundamental ser ousado, estar constantemente perto dos pneus e exigindo do kart ao máximo.

Segundo Alex, o piloto “precisa ser mais corajoso. As pistas indoor, na sua maioria possuem proteções de pneus ou laminas presas a pneus muito próximas da pista, áreas de escape são raras e em sua maioria inexistentes. O indoor exige aquela finesa na pilotagem, calcular exatamente o quanto você vai escapar na saída ou abusar na entrada para não encostar nas proteções”.

O grande problema é a limitação de espaço, unido com a vontade dos “arquitetos” da pista em fazer um traçado muito complicado, acaba dificultando as ultrapassagens.

No vídeo acima, vemos uma pista indoor muito bem planejada. É uma pista larga, com curvas bem definidas e geométricas. Os trechos de maior velocidade demandam frenagens mais longas e complicadas ao final da reta, o que possibilita ultrapassagens.

UM LUGAR PENSADO PARA O KART

O kartódromo “outdoor” é uma pista, em geral, pensada para o esporte. Possibilita maior velocidade dos karts, com segurança.

Neste tipo de traçado, os pilotos mais bem treinados no “indoor” vão conseguir andar bem, visto que por não ter barreiras de pneus próximo à pista, um dos fatores mais desafiadores foi retirado. Porém as velocidades são maiores e a aderência do kart é diferente, o que gera um novo tipo de dificuldade.

Segundo Alex, “As pistas outdoors possuem diferentes tipos de asfalto, zebras, áreas de escape com grama, terra, grama sintética, concreto. Tudo muda quando se acelera em uma pista outdoor, o vento pode ser um amigo, a temperatura pode mudar sua pilotagem em um dia frio ou num dia muito quente as calibragens mudam bastante. O vácuo é algo magico nas pistas outdoors, quem já pegou vácuo para entrar na esplanada sabe do que to falando, o ponto de frenagem muda, a entrada muda. No indoor isso não existe, no máximo um empurrão para ir mais rápido e ponto.

COMO ANDAR BEM NO INDOOR

E para aqueles pilotos que sentes maior dificuldade para andar no indoor, segue as dicas do Alex: “pense que você está em Mônaco, o grip é diferente e aceita freadas mais fortes, as zebras podem ser um bom aliado para grudar o kart, as vezes a tinta tem mais grip que o asfalto. A memoria muscular é fundamental para ser rápido pois passar a 2 cm de cada pneu ou barreira pode te dar 0,5s de vantagem no fim da reta. Não esquente os pneus, se a pista for curta faça voltas de cooldown no qualy e, por fim, não tenha medo de bater nos pneus :)”.

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Fonte
gptotal.com.br/2001/frases/frases26_12.htm
vejasp.abril.com.br/estabelecimento/speedland/