O Kart Amador forma bons pilotos?

CPK_3398

O kart e o automobilismo possuem muitas categorias com diferentes características, principalmente na velocidade final e na velocidade em curvas. O kart amador é uma das categorias de entrada para esse fantástico mundo da velocidade, mas será essa uma boa escola?

CPK_3285

No kart, é fundamental saber defender bem a posição, manter a calma para não prejudicar o adversário e, em consequência não ser punido.

Lidar com a ansiedade para não passar do limite do veículo, evitando o over drive, andar constantemente no limite, volta atrás de volta, pelo tempo que durar a bateria ou a “perna”, no caso das corridas de Endurance.

Mesmo que o kart de aluguel não seja o mais rápido, a proximidade dos karts, o equilibrio de equipamentos e a competitividade são alguns elementos muito presentes nas principais competições de automobilismo e kart profissional, independente da velocidade e da pista.

CPK_3448

Os pilotos do rental kart precisam aprender a lidar com a pressão dos adversários, disputas acirradas por cada curva, aproveitar o momento do kart para não perder velocidade, além de trabalhar o psicológico do piloto.

Troquei alguns e-mails com o piloto Leonardo Ramos, atualmente disputando o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, que começou no rental kart em 2010, participando do Kart For Friends, Pangaré Kart, Stock Kart e no THR Kart, sempre com bons resultados, sendo campeão ou vice em quase todos esses.

A evolução para o kart profissional e para os carros ocorreu de forma natural. Com o apoio do pessoal do KFF, Leonardo correu na Pró 500, categoria com corridas de longa duração da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, e nas 500 milhas de kart profissional, ambos em 2015. Nessa mesma época, decidiu começar nos carros também, disputando o Marcas e Pilotos do ECPA, em Piracicaba.

Segundo Leonardo, o kart o ajudou em muito com sua capacidade de concentração na pista, posicionamento, noções de disputas e reações em situações difíceis. Assim, quando foi realizar um curso de pilotagem para aprender melhor sobre a tocada dos carros, seu foco era dedicado a mais detalhes, pois os fundamentos ele já tinha desenvolvido.

Os fundamentos do esporte são um conjunto de normas, regras e técnicas que atuam como base reguladora de toda a modalidade, seja no âmbito técnico, tático ou físico. Isso vale para qualquer esporte. No futebol, por exemplo, um fundamento é saber chutar a bola, colocando ela onde você quer, no volei um dos fundamentos é saber sacar.

Mas também há grandes diferenças, entre as quais destacam-se o peso do carro, espaço de frenagem, e a infinidade de itens que você pode mudar no setup, além da velocidade maior e, no caso dos carros de Marcas e Pilotos, a tração dianteira, uma característica que muda bastante a dinâmica do carro, o momento certo de acelerar para acertar o contorno de curva.

Leonardo Ramos kart e marcas

Outra grande referência dessa ligação entre o kart e os carros de turismo é o nosso amigo Cristian Peticov! Ele contou sua história no automobilismo na edição #30 do podcast.

E se você está pensando em crescer nesse esporte e seguir para os carros, o Leonardo deixou o seguinte recado: “eu diria que o melhor caminho para quem quer pisar fora do rental, é andar de Pró 500 ou F4 na Copa São Paulo, ou arriscar alugar um carro de corrida e brincar no ECPA ou no Paulista de Automobilismo. Tem algumas equipes que alugam carros de corrida para Track Days, pode ser uma opção interessante também. Valorizem cada segundo no kart, ele é a base!”

CPK_3302

Se você gostou, deixe seu comentário e siga nossa página no FacebookSiga também o KartBuzz.

Fonte:
somosdokart.wordpress.com
ebc.com.br/educacao/galeria/videos/2012/10/drops-educacao-fisica-fundamentos-esportivos
significados.com.br/fundamento/