O Nascimento do Kartismo no Paraná

Como é sabido pela maioria, e já tratado em algumas edições do podcast, como História do Kart e no papo com Waltinho Travaglini, o kartismo teve inicio na cidade de São Paulo em 1960 pelas mãos de Claudio Daniel Rodrigues, tendo sua prova inaugural no Jardim Marajoara em Agosto daquele ano.

Ainda em 1960, um grupo de jovens paranaenses trouxe para a capital curitibana a nova modalidade de competição, mais barata que um carro de corrida e tão divertida quanto.

Luiz Gil Leão trouxe um Rois Bruxinha de São Paulo, sendo este o primeiro kart em solo paranaense.

Outros aficionados pela velocidade aderiram à ideia e começaram a trazer seus bólidos de São Paulo ainda em 1960, como Enzo Scaletti, que trouxe de lá um Mo-Kart fabricado pelo conterrâneo e amigo, o italiano Silvano Pozzi.

Claude Bes que também acabara de conhecer o kart nas ruas curitibanas e entusiasmado com a ideia, adquire um Rois Bruxinha no mesmo dia. Pouco tempo depois, inicia uma revenda da marca na capital paranaense em sociedade do Guilherme Weiss de Castilho.

A primeira corrida realizada no Paraná, foi no circuito do Centro Cívico, na Avenida Cândido de Abreu. Foi realizada no mês de Maio de 1961, dentro das “Festividades de Maio do Clube Curitibano”. O vencedor da prova, foi Carol Figueiredo (SP), com um Rois Bruxinha.

Chamada corrida de kart nos jornais

Após a corrida inaugural, nos fins de semana, as ruas defronte o Palácio eram fechadas sempre que possível e o espaço era usado como “kartódromo” pelos jovens pilotos, que ainda naquele ano, perfaziam grupo de 20 esportistas.
Muitos kartistas andavam sem capacete, sem proteção alguma e ainda fumando como algumas fotos anexas demonstram.

Corrida no Palácio

Corrida no Palácio

Também era comum encontrar realizando a travessia do circuito, cachorros, gatos e pessoas irresponsáveis.

Os treinos no Centro Cívico sempre foram interessantes, mas alguns incidentes começaram a complicar a vida dos kartistas.

Como a Polícia guardava o local, algumas viaturas estavam estacionadas em torno da pista e naquela época, não se tinha tanta noção da periculosidade destes eventos.

Certa feita, um kartista deu uma escapada e estampou a porta de uma viatura. Nada lhe aconteceu, mas o kart e a viatura, hummm.

Como medida cautelar, o “Kartismo de Curitiba” foi passado para outro lugar, ao lado do Hipódromo do Tarumã, ainda em 1961.

Neste mesmo ano, criou-se o K.C.P – Kart Clube do Paraná, que começou a organizar seus pilotos e eventos ainda naquele ano, sendo um dos primeiros Clubes de Kart no Brasil.

Corrida no Hipódromo do Tarumã

Corrida no Hipódromo

No ano de 1962, o primeiro Campeonato Paranaense foi realizado com algumas provas ao lado do Hipódromo do Tarumã e o Campeão Paranaense deste ano foi Enzo Scaletti, equipado com Mo-Kart/SILPO de 125 cc. Outra vez um sucesso para a nova categoria, que cada vez mais reunia pilotos e amantes da velocidade.

Também no mesmo sistema do ano anterior, a localidade era fechada nos fins de semana sempre que possível e uma legião de kartistas andavam com suas máquinas, já perfazendo algo em torno de 33 kartistas.

Não demorou muito para que outro “incidente” acontecesse e então, o kartismo ficou “proibido” na rua.

Como medida de urgência, em Janeiro de 1963, Enzo Scaletti comprou um terreno no Município de São José dos Pinhais (ao lado de Curitiba), criou e dividiu cotas para a manutenção mensal da pista e também do Kart Clube do Paraná.

Cada sócio recebeu uma numeração que equivalia ao número do kart, pagando uma taxa mensal de manutenção para ambos.

Assim, concretiza-se a intenção do Clube, de que ali fosse construído e mantido o kartódromo da capital paranaense.

As obras iniciaram de imediato com a limpeza do terreno e a preparação do traçado. O asfalto foi aplicado mas ficou irregular, sendo resolvido somente com um novo recape, isso no futuro. Ainda para o processo de assentamento do primeiro asfalto, um dos membros do K.C.P, o Sr. Francisco Grocoske, andou com um Fusca com os 4 pneus carecas no traçado para ajudar a melhorar as condições.

Kartódromo de São José dos Pinhais

Kartódromo de São José dos Pinhais

Kartódromo de São José dos Pinhais

Inicialmente o Kartódromo tinha algo em torno de 450 metros de extensão, sendo reformado e aumentado em fins de 1967 para o traçado que até hoje é usado, com 720 metros.

No ano de 1963, inaugura-se assim o segundo kartódromo no Brasil, conhecido como Kartódromo de São José dos Pinhais e que até hoje encontra-se em atividade.

Jornal sobre o kartódromo de São José dos Pinhais

Alguns dos maiores kartistas brasileiros andaram neste kartódromo, tais quais citam-se abaixo:

Emerson Fittipaldi, Dionisio Pastore, Mauricio Gugelmin, Zeca Melo, José Córdova, Ricardo Zonta, Raul Boesel, Nicanor Ramos, Augusto Farfus, Júlio Campos e Enrique Bernoldi.

Alguns dos pioneiros do kart paranaense:

Enzo Scaletti, George Gomm, Carlo Papagna, Luiz Gil Leão, Rui Leão, Gilberto Leão, Udo Labsch, Bruno Castilho, Guilherme Castilho, Claude Bes, Sergio Ritzman, Luiz Moura Brito, Marcio Leitão, Dinho Bonn, Dado Andrade, Pedro Salvador, Henrique Almeida e Francisco Grocoske.

Hoje, com mais de 50 anos de fundação, São José dos Pinhais não comporta mais competições oficiais devido sua largura e extensão, mas ainda é usado para treinos e acertos com karts atuais e para uso de lazer com karts de locação.

Colaboraram com esse texto: Enzo Scaletti Jr., Dado Lupion e Claude Bes.