Preparação para 500 Milhas

No começo do ano de 2018 participamos da nossa primeira corrida de endurance. Toda a empolgação daquele momento nos deixou animados para formar uma equipe nas 500 milhas de kart rental do KGV.

Inscrição realizada e time formado, hora de começar a preparação.

O TRAÇADO

O traçado da corrida é utilizado apenas para este evento, o que torna o desafio de conhecer a pista ainda maior. Antes da corrida são disponibilizados apenas 4 dias de treinos. O primeiro foi no dia 29 de outubro. Como sempre, utilizamos o Qstarz 6000S para gravar nossos dados de telemetria.

Telemetria só funciona se você analisar os dados e aprender com eles. Vamos compartilhar com vocês alguns destes dados e observações.

A MELHOR VOLTA

Neste treino, minha melhor volta foi com o tempo de 1:05,618. A tabela acima mostra todo os tempos de voltas. As células marcadas em azul representam as melhores parciais em cada trecho.

A MELHOR VOLTA TEÓRICA

Com a combinação das melhores parciais, o programa entende que a melhor volta teórica seria de 1:05,240. Para obter essa melhor volta, seria necessário combinar as melhores pasagens em uma única volta. Assim, realizamos uma análise comparando cada trecho da melhor volta com o melhor tempo naquele trecho.

O QUE OBSERVAMOS

Nas imagens abaixo, as informações em verde representam a melhor volta total, enquanto aquelas em laranja a melhor passagem naquele trecho.

Onde os traços da trajetória ficam mais largos, são trechos onde ocorreram desaceleração do kart, ou seja, freadas ou perda de velocidade pela resistência ao deslocamento. Isso ocorre por exemplo se passamos em zebrar muito altas, ou outras condições onde o kart perde velocidade, e podem representar boas oportunidades para ganhar tempo.

No trecho onde obtemos a maior velocidade pode ter ocorrido com auxilio do vácuo do kart à frente, ou sendo empurrado, mas é uma oportunidade para tirar o máximo do kart.

PARA O PRÓXIMO TREINO

Para o próximo treino é importante definir algumas estratégias para tentar as melhores voltas. O principal para nós será não abrir muito na curva após o salto, não abrir muito antes da última curva do miolo, e não fechar muito na curva inclinada, trecho de alta onde perdemos muito tempo. Agora é ver o resultado de colocar isso em prática.