Tirando o máximo dos pneus com a telemetria

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Aqui no Papo de Box sempre falamos do uso da telemetria no kart. Hoje trazemos a você uma aplicação prática em que a telemetria foi utilizada para identificar as diferenças na pilotagem entre um kart com pneus novos e com os pneus mais usados.

Neste texto usamos como referência o artigo “Getting the Most Out of Your Tyres With the Help of Telemetry”, publicado na revista virtual TKart, que você pode assinar com desconto de 50% sendo membro do Paddock KartBuzz.

O desempenho dos pneus novos é significativamente maior que pneus mais usados, mas essa aderência máxima não é obtida imediatamente, ocorre na terceira ou quarta volta do pneu.

DIAGRAMA G-G

A primeira análise que podemos realizar com os dados de telemetria é do diagrama G-G, onde são plotados os dados de aceleração longitudinal e lateral.

aceleração

Neste gráfico os pontos verdes são as medições da aceleração obtidas durante a volta na condição ideal dos pneus novos. Os pontos vermelhos foram obtidos durante uma volta com os pneus mais usados.

Repare que os pontos verdes estão em média mais distantes do centro do gráfico, principalmente em curvas, onde são obtidas as maiores forças do kart. Com pneus novos, a aceleração lateral chega a 3g, enquanto com os pneus usados esse valor é pouco superior a 2,5g, uma diferença de aproximadamente 17% de aceleração lateral, o que permite uma velocidade de contorno em curva maior.

GRÁFICO VELOCIDADE X TEMPO

Analisando o gráfico de velocidades nas voltas, esse ganho com os pneus novos fica ainda mais evidente. Repare que, principalmente nos pontos vales do gráfico (pontos de menor velocidade nas curvas) a velocidade do kart com pneu novo é maior, proporcionando um ganho de tempo.

velocidade

Neste ponto ocorreu alguma mudança na frenagem, ocorrido na entrada da curva. Essa mudança é característica de uma travada de roda ou um alívio na pressão de frenagem, para evitar o travamento. Esse tipo de diferença mostra que o piloto explorou ao máximo o desempenho dos pneus.

Na prática, você deve aplicar esse tipo de comparativo principalmente em seus treinos. Se você tem algum equipamento de telemetria, sempre grave suas voltas e realize anotações para lembrar o setup e as condições de pista. Compare os dados nos mesmos traçados e busque sempre as melhores passagens. Assim, você chegará no seu melhor desempenho e nos resultados.

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Fonte
www.tkart.it/