Aprimorando a Frenagem

O grande diferencial dos bons pilotos é saber frear da maneira correta.

Sempre quando estamos começando, seguimos o princípio de frear em linha reta antes da curva, carregar alguma velocidade para a curva e acelerar cedo.

No início, é normal frear muito cedo, reduzir demasiadamente a velocidade para uma curva.

Mas, conhecendo os procedimentos abaixo, sua performance pode melhorar consideravelmente.

Quanto mais rápido você se aproxima de uma curva, mais forte pode ser o início da frenagem. Essa deve ocorrer com o kart em linha reta, para evitar uma rodada.

Você estará realmente andando no limite quando a frenagem em linha reta não for suficiente e será necessário entrar na curva ainda freando, porém aliviando a força sobre o pedal do freio gradativamente.

Conforme vira o volante e inicia a curva, a carga deve diminuir, até o ápice, quando podemos começar a retomar a aceleração.

  • Vermelho: frenagem forte;
  • Amarelo: trecho de gradativo alívio da frenagem;
  • Azul: transição entre frenagem e aceleração;
  • Verde: aceleração máxima.

Karts e carros mais leves ou com menor potência do motor possuem melhor desempenho quando o piloto carrega mais velocidade para a curva, ou seja, com uma frenagem mais tarde, mas lembrando em deixar uma boa condição para acelerar o quanto antes. Essa trajetória está exemplificada na imagem abaixo na cor vermelha.

Karts mais pesados e com motores mais potentes são mais rápidos quando a aceleração ocorre mais rápido. Assim, para esses casos, a freada precisa ser mais forte, a curva pode ser feita em uma guinada mais forte, com aceleração assim que o veículo aponta para o lado correto. Essa trajetória está exemplificada na imagem pela cor azul.

Conforme nos adaptamos e acostumando com o kart, frear mais próximo da curva será natural.

Siga nossa página no Facebook.

Fonte:

‘https://www.tkart.it/en/magazine/track-test-tech/ok-vs-kz-challenge/#2 ‘https://www.bskc.co.uk/driverguide