Será que você realmente gosta de kart?

Fugindo de kart

Uma das formas que utilizo para medir a popularidade do kartismo é através dos amigos comentando algum fato ou acontecimento que viram sobre o esporte.

A popularidade tem crescido.   Concorda?

Do jeito certo?

Em 2017 os amigos chegaram polvorosos comentando sobre o acidente na final da Graduados entre Olin Galli e Marcel Coletta, principalmente sobre a atitude equivocada do abalroador.   A disputa foi durante o Brasileiro realizado no Kartódromo Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina.

Lá no finalzinho desse mesmo ano, em dezembro, durante as 500 Milhas de Kart da Granja Viana, uma nova enxurrada de comentários dos amigos que presenciaram a briga entre Rodrigo Dantas e Tuka Rocha.   Recebi comentários inclusive de amigos gringos.

Tem uma edição extra do podcast que apresentamos um olhar de contraponto a essa enxurrada de comentários e compartilhamentos que não agregam.   Vale a pena ouvir.

Agora, nesse começo de ano, mais uma.

Recebi de no mínimo uma dezena de amigos o vídeo do – sem noção – fugindo da Polícia com um kart, fora os compartilhamentos nos grupos de WhatsApp, nas redes sociais, e daqueles que vieram mostrar com o celular em mãos e uma risada meio esquisita no rosto.

Se nós, apaixonados pelo kart, não valorizarmos o nosso esporte, mostrando aquilo que é o mais importante: as belas disputas, os campeonatos bem organizados que valorizam seus pilotos, os regulamentos bem elaborados que enaltecem o desafio e a competitividade, as marcas que contribuem para a inovação do esporte, os pilotos de altíssimo nível que temos, a criatividade dos promotores, entre tantos outros exemplos… quem vai?

Então, apresento uma ferramenta que pode ajudar você na tomada de decisão do espalhar ou não uma informação:

A teoria dos 4 Rês

Extraí de um dos meus podcasts favoritos, o Café Brasil.

Relevância: que importância tem essa notícia ou fato para mim, minha comunidade, meus amigos, meu país, o mundo?

Responsabilidade: quem é a fonte dessa informação? Que responsabilidade tem quem a está passando para mim? Que autoridade ou credibilidade tem essa fonte, para que eu nela acredite?

Reserva: com que cuidados devo receber essa notícia? Que tipo de precaução devo tomar antes de acreditar e sair agindo?

Ressonância: como devo disseminar essa notícia? Que tipo de amplitude devo dar a ela?

Saiba que você não é, nem será, mais ou menos legal quando compartilha algo que não agrega, pelo contrário, continuará alimentando as reclamações de sempre (falta incentivo, falta patrocínio, falta…., falta…., falta…).

Talvez, falar do que agrega dê trabalho em dobro, menos audiência, menos likes.   Mas cria a cultura do esporte, fortalece, cria raízes, atrai praticantes, populariza do jeito certo, do jeito que é sustentável.

Diante disso, será que você realmente gosta de kart?